Como combinar viagem e trabalho de forma consciente

Como combinar viagem e trabalho de forma consciente

Intercâmbio, voluntariado ou experiência efetiva – o que combina mais com você?

Já pensou em poder unir viagens com sua rotina profissional? Trabalhar no exterior é uma oportunidade de levar todas aquelas vantagens de qualquer viagem – imergir em diferentes culturas, ampliar horizontes, experimentar e sair da zona de conforto – com o plus de engrandecer, também, o currículo.

1- Intercâmbio Tradicional

Existem diversas maneiras hoje em dia de mergulhar numa experiência profissional no exterior. No Brasil, as agências tradicionais de intercâmbio convencional oferecem diversos modelos de estágio não remunerado combinado com curso de idiomas ou profissionalizante, ou, até, a possibilidade de ingressar, de fato, no mercado profissional internacional. Vale pesquisar nos catálogos das tradicionais STB, CI, Egali, etc.

2 – Linkedin

Outra  maneira de imergir em novas culturas através de uma experiência profissional é usar e abusar das facilidades oferecidas pelo Linkedin. Com uma ferramenta de busca que apresenta as oportunidades de trabalho do mundo todo, o candidato pode filtrar sua pesquisa por funções, cargos, requisitos, localidades, etc.

3 – Trabalho em troca de acomodação

Além disso, há também programas mais voltados para quem quer viajar de uma forma inusitada e aproveitar para economizar na viagem. Nesse cenário, estão empresas como Worldpackers e Workaway, que oferecem oportunidades de trabalho em troca de acomodação para viajantes do mundo todo.

4 – Voluntariado – Vale a pena?

É sempre importante lembrar que toda viagem requer uma completa pesquisa prévia, e quando há outras pessoas envolvidas, essa pesquisa é ainda mais importante.

Isso porque, hoje em dia, algumas agências de turismo cruzaram as barreiras entre o que é, de fato, trabalho voluntário, e o que é apenas um turismo disfarçado.

O raciocínio deve ser o seguinte: com o dinheiro arrecadado por essas empresas na venda de cada pacote de trabalho voluntário no exterior, não seria mais efetivo pagar salários aos próprios habitantes para que pudessem desempenhar o mesmo serviço?

A experiència pode não ser a mesma, mas, às vezes, uma doação pode trazer muito mais resultados para a causa que você deseja apoiar.

Trabalho voluntário é algo sério e, na maioria das vezes, envolve pessoas, animais e questões delicadas. Por isso, vale sempre estudar a autenticidade do programa e avaliar o custo-benefício em termos ideológicos.

Talvez seja mais interessante buscar causas e instituições bacanas para conhecer durante a viagem e então decidir qual projeto apoiar. O mundo precisa mesmo de pessoas conscientes, corajosas e dispostas a trabalhar pelo bem dele!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *