Dez museus inusitados pelo mundo

Dez museus inusitados pelo mundo

Os museus mais criativas e curiosas que atraem visitantes em diversos países

Conhecer a cultura e história de um lugar é uma das principais formas de vivenciar de maneira efetiva uma experiência no exterior.

É uma forma de entender seus costumes, valores e ideologias.

Por isso visitar museus é tão enriquecedor. Mas, para aqueles que pretendem inovar no passeio e deixar as galerias tradicionais de arte moderna, clássica e renascentista para depois, separamos uma lista com dez museus inusitados que reúnem coleções para lá de criativas – e estranhas.

Vale a pena conhecer:

1 – Museu dos relacionamentos terminados – Zagreb

Quem nunca terminou um namoro e ficou com diversos objetos da (ex) pessoa amada? Em Zagreb, na Croácia, há um museu que apresenta diversos pontos de vista sobre a relação romântica – e o término dela.

A galeria foi fundada por um casal, obviamente após seu término, e hoje é composta por uma grande quantidade de objetos, lembranças e presentes de relacionamentos já terminados, que foram doados para serem eternizados como peças de museu.

2 – Museu do sexo – Amsterdam

Um dos assuntos mais populares do mundo virou museu no lugar conhecido como um dos mais liberais. O acervo conta a história do sexo e suas diferentes perspectivas e polêmicas ao passar dos anos. É interessante ver a evolução da abordagem do tema, através de filmes, imagens e até brinquedos sexuais históricos.

3 – Museu da maconha – Amsterdam

Também em Amsterdam – não à toa dissemos que é um dos lugares mais liberais do mundo – existe o Hash Marijuana Hemp Museum, que se trata de um museu dedicado à maconha. A galeria mostra as funções, curiosidades, aspectos culturais e históricos sobre o tema, e, ainda, estudos científicos acerca dos benefícios do seu uso.

4 – Museu do cocô – Reino Unido

Sim, nós também não entendemos muito bem o que leva uma pessoa a conhecer um museu que – definitivamente – não apresenta arte. Mas não podemos negar que se trata de uma galeria curiosa. Localizado na ilha de Wight, no Reino Unido, a exposição mostra os mais diversos tamanhos, formatos e tipos de fezes, feitas por ‘artistas’ de diversas espécies.

5 – Museu Anticorrupção – Bangkok

Não que nós, brasileiros, precisemos sair de casa para ver uma coleção dessas, mas o museu da anticorrupção, em Bangkok, na Tailândia, busca conscientizar o visitante sobre o sistema corrupto do país, explicando os fatos que formaram a origem e as consequências sofridas na sociedade.

6 – Museu dos cadáveres – Berlim

Criado por um anatomista, a ideia do museu parece creepy, mas seu objetivo é mostrar a atuação das doenças no corpo humano, por meio de corpos doados e “plastinados” – entre eles uma mãe com seu feto. Curioso.

7 – Museu de privadas – Praga

Na mesma linha das formas duvidosas de expressar a arte, Praga apresenta um museu de privadas e penicos. Lá é possível conhecer o trono de nomes importantes da história – como Napoleão Bonaparte – ou de fatos marcantes, como os penicos do famoso Titanic.

8 – Museu de invenções absurdas – Áustria

Sabe aqueles objetos que ninguém inventaria? Pois já inventaram, e estão expostos no Nonseum, um museu “non sense” localizado em Herrnbaumgarten, na Áustria.

No acervo, é possível encontrar um rifle chamado “suicídio selfie”, em que a bala é disparada na direção do atirador, entre outros itens bizarros e sem sentido – o que o nome já adianta.

9 – Museu da batata frita – Bruges

De tanto que o mundo gosta, a famosa batatinha virou peça de museu. Em Bruges, na Bélgica, há um acervo que conta a história da batata desde suas primeiras utilizações até, finalmente, a criação da batata frita, feito dos militares belgas. Deu fome?

10 – Museu do futebol – São Paulo

Para não ficarmos de fora dessa lista, temos também nossa coleção única e exclusiva – que vai além do número de taças mundiais! O museu do futebol, localizado em São Paulo, traz memórias, áudios, fotos e objetos do nosso esporte tradicional e favorito.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *